No ano de 1979, a cidade de São Pedro começava a traçar sua história no mundo do vôo livre. Neste ano foi realizado o primeiro campeonato de vôo livre em São Pedro, na época apenas com a modalidade Asa Delta.
Desde então, todos os finais de semana fissurados pelo esporte coloriam os céus da cidade com suas asas.
Em meados de 1996 começaram a aparecer os primeiros parapentes, e a partir daí dividiram o espaço com as asas delta.
Como o esporte ( Parapente ) estava começando, os equipamentos não ofereciam tanta segurança e apresentavam um rendimento ( planeio/ velocidade ) muito inferior às asas, o que no início não conquistou tanta gente. Logo os fabricantes foram aprimorando seus projetos e se iniciava uma nova era no mundo do vôo livre.
O número de adeptos do parapente crescia a cada dia e, com isso, no ano de 2005 percebeu-se a necessidade de se criar um clube de vôo livre, a fim de permitir uma fiscalização do uso das rampas de decolagens de São Pedro, e com isso evitar o acontecimento de acidentes envolvendo o esporte. Acidentes estes, causados pelo grande número de pessoas mal preparadas, que vinham até São Pedro praticar o esporte sem ter o conhecimento necessário.
Diante disso, um grupo de pilotos se reuniu e fundou o Clube São Pedro de Vôo Livre, que no início contava com pouco mais de 20 sócios e hoje já são mais de 200.